segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Hospital Severino Lopes promove atendimentos gratuitos na prevenção ao suicídio

Durante todo o mês de setembro, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes estará promovendo “Campanha Setembro Amarelo: Ação pela Vida”. Serão disponibilizados atendimentos
gratuitos com a equipe interdisciplinar da instituição para pessoas com risco de suicídio. Fazem parte da ação médicos psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas do hospital.

Os atendimentos serão agendados conforme a disponibilidade de vagas do dia. Os interessados deverão entrar em contato através do telefone (84)3026-4855.

A campanha tem como objetivo a prevenção e orientação para o tratamento e chama a atenção para a importância de se observar os sinais de alerta e procurar a ajuda de um especialista.

Entre as predisposições a tentativa de suicídio se destacam: tentativas anteriores; história de suicídio na família, abusos de substâncias, perturbação no humor(síndrome depressivo, doença bipolar), dentre outros.
Além das consultas, estão sendo previstas a realização de palestras sobre o tema aberta a comunidade. Familiares e amigos também estão convidados a participar e ajudar a salvar vidas. A maioria das pessoas com intenção suicida comunica seus pensamentos e intenções suicidas por meio de palavras nas quais apresentam temas como sentimento de culpa, desvalia, ruína moral e desesperança.

Dados alarmantes
No Brasil, o índice de suicídios perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, as incidências também avançam.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo a grande maioria homens entre 25 e 34 anos, além disso, o suicídio é considerado a 15ª causa que mais mata a nível mundial. A OMS afirma também  que 90% dos casos poderiam ser prevenidos.

2 comentários:

Daniele disse...

Olha...

Eutanásia não é uma alternativa tão ruim, quando se tem que viver encarcerada na ala de internação junto com outras pacientes violentas, drogadas, sociopatas.

Com descaso de quem deveria ser capaz de prestar atenção nos sinais de abuso, mas só querem garantir seu salário. Perpetuam seu gado.

Viver para sempre nessa condição, alimentada pela falsa esperança de um dia acharem uma cura pra minha doença.

Abandona pela família e pela sociedade, que finge se importa contigo só na época de eleições, de pedir aumento.

Diariamente alimentada com remédios para me fazer aceitar a mentira que sofrer faz parte da vida.

Décadas de sofrimento, de agonia, de tortura psicológica e física. Doutrinada por sádicos que só querem prolongar minha dor.

CHEGA!

Anônimo disse...

Querida, não faça isso!!! Sua vida é preciosa e tirá-la é irreversível! Eu mesma fui estuprada enquanto estava internada e tive que aguentar calada. Faz muito tempo que aconteceu e espero que não aconteça mais. Hoje superei o trauma e sou feliz, casada com meus filhos e um netinho está pra vir. Eu nunca seria vovó se não tivesse engolido os abusos. Infelizmente internação psiquiátrica na minha época era pior que prisão, desrespeito total, só poucos doutores nos tratavam com dignidade e amparo, pro resto da equipe, quando a administração não estava olhando, eramos lixo. Graças à Deus meus problemas passaram e não preciso mais ficar num lugar assim. Então... Aguente! Tente se curar, mesmo que algumas pessoas aí queiram que você continue sendo pisoteada. Você supera! Sua vida só vai melhorar quando tiver alta. Paz...

Postagens populares