terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Saiba mais sobre Autismo

O autismo é um grave distúrbio do desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir.
O grau e a gravidade dos sintomas variam enormemente. Os sintomas mais comuns são dificuldade de comunicação e em interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos, pode haver também distúrbio na fala ou perda da fala, falta de atenção ou intenso interesse em um número limitado de coisas, entre outros.
O tratamento consiste em terapia, o diagnóstico precoce, bem como terapias comportamentais, educacionais e familiares, podem reduzir os sintomas e fornecer base para o desenvolvimento e o aprendizado, outros profissionais, além do psicologo e psiquiatra podem ajudar no tratamento, como fonoaudiólogos, neurologista e terapeuta ocupacional.
Fonte:https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/autism_pt_BR.pdf


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Conhecendo nossa equipe.

O funcionário escolhido dessa quarta-feira foi o Nutricionista Jefferson Cardoso. Jefferson está na equipe do HSL há 3 anos e exerce a função de nutricionista clínico e da unidade produtora de refeições, cuidando da alimentação de pacientes e funcionários. Ele é graduado em Nutrição e pós graduado em nutrição clínica funcional, já atuou em outros locais, dentre eles, foi professor e supervisor de estágio do curso técnico de nutrição e dietética do IEC. Para Jefferson, a importância de trabalhar no Hospital Severino Lopes é " poder atuar na área de minha formação, com humanização e ética profissional, no qual pode-se expressar as melhores condutas nutricionais em intervenções clínicas e na unidade produtora de refeições".

Natal do HPPSL

Mais um Natal foi comemorado no Hospital Severino Lopes, famílias, amigos, pacientes e funcionários se reuniram na tarde de terça-feira (20/12) para celebrar a data. O evento aconteceu no pátio da recreação, que foi todo decorado lindamente pela Terapia Ocupacional. A cantora Cristiane Velassy abrilhantou a festa cantando vários sucessos e comemorando seu aniversário aqui conosco. A equipe do Hospital presentou Cristiane com um lindo bolo e a direção do hospital lhe concedeu uma placa em agradecimento aos serviços prestados por ela como voluntária em nossos eventos. A placa foi entregue pelo administrador Rogério.O coral de pacientes organizado pela Pedagogia e Musicoterapia fizeram uma linda apresentação. Houve também a participação do Roberto Carlos Cover cantando sucessos do Rei, encantando os presentes e distribuindo flores ao final da apresentação. Para finalizar o dia, foi realizado um sorteio de cestas natalinas, panetones e três ventiladores. A festa de natal do HSL foi uma ocasião de muita alegria e interação, onde os pacientes e familiares puderam se confraternizar e viver o sentimento natalino.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conhecendo nossa equipe


         A partir de hoje, toda semana postaremos o perfil de algum funcionário do HSL para que vocês possam conhecer um pouco mais daqueles que fazem parte dessa equipe competente. Para nosso primeiro perfil, a escolhida foi a Psicóloga Flávia Cardoso. Flávia já está no HPPSL há 5 anos. Começou como voluntária e hoje faz parte do quadro efetivo do hospital. 
       Ela é graduada em psicologia e atualmente está iniciando a pós graduação em "TCC", Terapia cognitivo comportamental. Suas principais funções conosco são nas intervenções clinicas dos pacientes, suporte psicológico às famílias e aos funcionários e no processo de admissão. Para Flávia a importância de trabalhar no HPPSL é: " A oportunidade do crescimento pessoal e profissional; sendo privilegiada em poder auxiliar pacientes, funcionários e familiares na busca do suporte emocional e na estabilidade de equilíbrio para melhor qualidade de vida e saúde mental".
     Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a Flávia? Próxima semana traremos mais um funcionário para vocês conhecerem.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Atividade externa no Le cirque Amar

A magia do circo fez a alegria dos nossos pacientes no último sábado (10/12), em uma parceria entre o HPPSL e o Le Cirque Amar, foram disponibilizadas entradas gratuitas para que os pacientes pudessem viver essa experiência circense, de mágia, alegria e muita diversão.






Conhecendo um pouco mais a Esquizofrenia.


A esquizofrenia é um distúrbio cerebral em que o indivíduo interpreta a realidade de maneira incomum, nos casos mais graves, os pacientes podem ver ou ouvir coisas que não existem, Os principais sintomas são: 
agitação, agressão, automutilação, comportamento compulsivo, excitabilidade, hiperatividade, hostilidade, isolamento social, movimentos repetitivos, amnésia, confusão mental, crença de que os pensamentos não são seus, ansiedade, apatia, descontentamento geral, alucinação, delírio persecutório, delírio
religioso, depressão, medo, paranoia, desconfiança ou ouvir vozes.
A causa exata da esquizofrenia é desconhecida, mas tendências genéticas, ambiente e desequilíbrio químico do cérebro são alguns dos fatores.

O tratamento consiste no uso de antipsicóticos e terapia, costuma durar a vida toda e, geralmente, envolve uma combinação de medicamentos e terapia psicológica e social.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Conhecendo o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.


Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH - Condição crônica que inclui sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Geralmente, o TDAH começa na infância e prossegue pela vida adulta. Ele pode contribuir para a baixa autoestima, relacionamentos conturbados e dificuldades na escola ou no trabalho.
Os sintomas incluem atenção limitada e hiperatividade.
Podem acontecer episódios de : agressão, excitabilidade, hiperatividade, impulsividade, inquietação, irritabilidade ou falta de moderação, dificuldade de concentração, esquecimento ou falta de atenção, ansiedade, excitação ou raiva, depressão ou dificuldade de aprendizagem.

Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Mais uma edição do " Bom dia Severino ".

           



O bom dia Severino deste mês aconteceu hoje (05/12) e foi em clima de fim de ano, uma linda mensagem com palavras de incentivo foi mostrada em vídeo para os funcionários,  e foi realizada uma gincana, com mimicas os grupos deveriam acertar nomes de filmes, um momento de muita descontração, o grupo vencedor foi o grupo dois, formado por Eduardo, Noraide, Francisca das Chagas, Francisco Mendes, Eriar, Jonathan e Felipe, que ganharam mini-árvores de Natal feitas com confeitos, ao final da atividade houve um coffe break.

Postagens populares