segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dia mundial sem Tabaco é comemorado com caminhada pelo projeto Hospital livre do Cigarro


Nesta terça(31),  "Dia Mundial sem Tabaco", o Hospital Psiquiátrico Prof.º Severino Lopes(HPPSL) promove caminhada pelas ruas do Tirol sensibilizando a população para a importância do combate ao fumo. A caminhada faz parte da programação de atividades do projeto Hospital Livre do Cigarro desenvolvido pela instituição.


Toda a equipe técnica do HPPSL está engajada com este projeto que pretende auxiliar os pacientes internados a pararem de fumar. Para a caminhada foram desenvolvidos cartazes e adereços com pulmões de fumantes, pulmões sadios, cigarros e carteiras de cigarros gigantes confeccionados pelos próprios pacientes no setor de terapia ocupacional. Para data, o setor de musicoterapia está ensaiando música de combate ao fumo, composta pela equipe, para animar a caminhada.

A saída do percurso está prevista para às 8h30, na Av. Romualdo Galvão e irá até a Praça Augusto Leite, voltando ao hospital por volta das 10h.



Além da caminhada, outras atividades de combate ao fumo já estão sendo realizadas, como por exemplo, mapeamento, pelos setores de enfermagem e psicologia, dos fumantes do hospital e do grupo daqueles que desejam parar de fumar. Já foram realizadas oficinas e dinâmicas com o grupo dos que querem parar de fumar e com funcionários fumantes. Foi criado o grupo voluntários da saúde, formado inclusive por pacientes, que vem fazendo uma campanha de sensibilização sobre os malefícios do fumo e os benefícios de se parar de fumar.

Outras ações promovidas foram palestras com o prof. Sérgio Moura e acadêmicos de Odontologia, com o Dr. Eduardo Toscano, especialista em cardiologia, e reunião com o Dr. Raniere, médico do CAPS AD.







segunda-feira, 16 de maio de 2016

Mães do HPPSL são homenageadas durante 3ª edição de Feijoada

Angelita, Salete, Maria, Joana... mães anônimas, mães especiais, dedicadas, que mesclam emoções, sorrisos, tristezas e alegrias, do dia a dia dos portadores de transtornos mentais, foram lembradas e homenageadas durante a edição da 3ª Feijoada de Dia das Mães do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL). A festa foi promovida, no último dia 07 de maio, na área de recreação da instituição, contando com a presença dos familiares, amigos, equipe técnica da instituição e pacientes, em uma grande confraternização.

"Esses momentos são muitos bons e alegres. Agradeço muito a todos os profissionais pelo carinho e atenção com nossos filhos e conosco", falou Salete Costa. Emocionada Dona Joana, mãe sempre presente nas festividades do hospital, foi ao palco ler uma singela mensagem dedicada a todas as
mães presentes. "Participo sempre. Guardo em casa todas as lembranças recebidas nas festividades. É um momento muito feliz", comenta Joana.

A animação da festa ficou por conta do talento Potiguar, Cristiane Velassy, que mais uma vez encantou a todos com o seu show e sua bela voz.  Velassy já conta com um verdadeiro fã clube na instituição. Durante o show muitos pediam músicas e para tirar fotos com a artista. Além da cantora, os próprios pacientes do grupo de musicoterapia se apresentaram junto com o multi-instrumentista, Juarez Cravo. Ainda, houve apresentação de coral de pacientes do hospital que emocionou a todos, coordenados pelo setor de pedagogia hospitalar.

Outra presença ilustre, foi a irmã caridade do Colégio Neves, Ana Regina, que falou ao público presente parabenizando as mães pela passagem do seu dia. 

A decoração do ambiente chamou a atenção: quem chegava para a Feijoada já se impressionava com a organização, os detalhes, as lembranças de mesa. Todo esse trabalho artístico foi feito pelos próprios pacientes coordenados pela Terapia Ocupacional.

A 3ª Feijoada do HPPSL recebeu o registro fotográfico de Melissa Ferreira, profissional que veio voluntariamente fazer a cobertura do evento e faz parte do grupo de eventos Molecada. Houve, ainda, sorteio de brindes arrecadados pelo Serviço Social e foi servida a Feijoada contando com o apoio de toda a equipe.

Confira alguns registros do evento:














sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hospital Livre do Cigarro: Profº Sérgio Moura e acadêmicos de odontologia promovem ação educativa no HPPSL

Na manhã de hoje(05) foi promovida a primeira ação educativa direcionada aos pacientes do Hospital Psiquiátrico Prof.ª Severino Lopes(HPPSL). A ação foi realizada pelo Professor Sérgio Moura, do departamento de Morfologia, e pelos acadêmicos de Odontologia da UFRN. O evento faz parte das atividades do projeto "Hospital Livre do Cigarro".

Durante a ação foi ministrada uma mini-palestra com o tema "Componentes químicos e malefícios do cigarro". Além disso, foram formadas “rodas de conversa”, onde os pacientes tiveram a oportunidade de dialogar sobre o assunto de forma mais ampla e detalhada abordando os seus casos individuais.

Segundo o professor Sérgio, esse formato curto e objetivo torna a temática mais simples de compreender e acompanhar. Também possibilita maior foco nas rodas de conversa, onde os pacientes
têm espaço para falar abertamente sobre suas experiências.

Sérgio Moura e os acadêmicos estavam bastante entusiasmados com a relação de confiança existente entre equipe e pacientes, o que torna mais fácil a coleta de dados. A equipe pretende prosseguir com o projeto, para o qual existe uma agenda pré-planejada de atividades. 

Esse trabalho é fruto do projeto de extensão realizado também pelo professor Sérgio e seus alunos, no período de 2014.2 a 2015.2, que teve como ideia inicial atuar com pacientes dependentes químicos (de drogas lícitas ou ilícitas). A atividade acontecia uma vez por semana para realização de exames clínicos de boca (Citologia Esfoliativa), a fim de pesquisar e avaliar alterações da mucosa bucal. Os pacientes passavam por uma triagem, recebiam encaminhamentos e eram atendidos na Clínica de Estomatologia da Universidade – UFRN – onde podiam realizar exames gratuitos (biopsia, etc). 

Durante os exames foram verificadas algumas lesões mais graves, sugestivas de câncer, assim como também foram observados casos suspeitos de HIV. Essas informações mais detalhadas são sigilosas e somente os setores de Serviço Social e Enfermagem da UFRN foram devidamente informados para que tomassem as decisões cabíveis de acordo com as normas e decisões da instituição. 

Assim, o projeto “Hospital livre do Cigarro” é uma espécie de portal para descobertas mais aprofundadas a respeito da saúde e bem-estar dos pacientes do HPPSL, que  traz grandes resultados e benefícios que somados garantem maior eficiência da assistência hospitalar.

Confira alguns registros da ação:







terça-feira, 3 de maio de 2016

Psiquiatria do Estado é tema de Audiência Pública na Assembleia

Será realizada, nesta quarta-feira,(04), a partir das 14h30 Audiência Pública, que discutirá a
Psiquiatria do Rio Grande do Norte. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Vivaldo Costa
(PROS) em regime de urgência pela grave situação enfrentada pela população no acesso ao tratamento.

A demanda foi trazida pelo presidente da Associação Norte-Riograndense de Psiquiatria, Leonardo Barbosa, que expôs a dificuldade em cuidar dos pacientes que apresentam algum tipo de problema de ordem psicológica. 

O evento será promovido no Auditório Deputado Cortez Pereira – Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O deputado Vivaldo Costa declarou que sua primeira meta é o debate, e no segundo momento será a modificação da lei que trata da Psiquiatria. “Existe uma consciência no Seridó de que precisamos de leitos psiquiátricos. Há 22 anos foi criada uma lei estadual que proíbe a criação de novos leitos, e foram fechados muitos leitos. Existe alguns serviços de uma tentativa de desospitalização, mas que na prática não funciona”, afirmou Vivaldo.

Diversos médicos especialistas, que também lutam pela causa da Psiquiatria, estão sendo convidados para participar da audiência na Assembleia Legislativa.

Postagens populares