sexta-feira, 29 de abril de 2016

CCIH do HPPSL imuniza funcionários e pacientes contra a Influenza e H1N1

Enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros vacinam funcionários do HPPSL/ Foto: Assessoria de Comunicação
 

Na manhã da última quinta-feira, 28, as enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros, do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) deram início a campanha de vacinação contra a Influenza e H1N1. O objetivo é atender a demanda de funcionários e pacientes da instituição. Trata-se de uma ação realizada pelo Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH) do HPPSL em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal  que disponibilizou 300 doses.

Para a Enfermeira, Vanessa Nogueira, membro da CCIH responsável pela aquisição das vacinas junto a secretaria, essa ação do hospital é muito importante pois garante o direito de funcionários e pacientes receberem a vacina. Além disso, assegura que os profissionais estarão imunizados protegendo o ambiente hospitalar dos riscos de gripe. "Para os pacientes que já se encontram fragilizados pela sua patologia, alguns desses idosos, hipertensos, diabéticos, é essencial evitar os agravos da H1N1, uma vez que em pacientes crônicos ela é ainda mais preocupante.", avalia Nogueira.

Enfermeira Vanessa Nogueira da CCIH
“Esta vacina permite que o indivíduo seja imunizado, reduzindo as complicações geradas pelos vírus causadores dessas doenças”, explicou a enfermeira Myllena. Ela também comentou que “a campanha no Severino Lopes foi ministrada em duas etapas, entre pacientes e funcionários, 150 na quinta-feira, 28, e mais 150 na sexta-feira, 29”, concluiu.

A Influenza e a H1N1 podem ser transmitidas por secreções respiratórias da pessoa contaminada que podem ser expelidas no ambiente ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos após o contato delas com áreas infectadas.
Os estagiários em enfermagem do Instituto de Ensino e Cultura (IEC) auxiliaram as enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros ao realizarem o cadastro e preencherem os cartões de vacinação de quem ainda não possui ou não compareceu ao local portando o documento.

Estagiários do IEC cadastrando para vacinação/ Foto: Assessoria de Comunicação.

A campanha no HPPSL de iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Severino Lopes, segue até a sexta-feira, 29, mas em Natal se estende até o dia 20 de maio. Para se vacinar, deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante lembrar que o medicamento não pode ser administrada no indivíduo que possui alergia a ovo ou que esteja com febre no momento da aplicação.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Luzes, sorrisos e alegrias: pacientes psiquiátricos participam da magia circense

O picadeiro chega na cidade e com ele, cores, sorrisos, luzes e muita alegria. Com o objetivo de proporcionar essas sensações que a magia da trupe provoca, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) levou os pacientes ao Euro Park Circo. O passeio aconteceu na noite de terça-feira, 19, através de uma parceria que disponibilizou gratuitamente, ingressos para a instituição. Essa ação social permitiu bons momentos de diversão e alegria.

Acompanhados pela equipe do Severino Lopes, os pacientes se sentiram contentes em testemunhar momentos de beleza, arte, graça e desafios como o globo da morte, brincadeiras dos palhaços e nas acrobacias com tecidos presos à tenda.

“Alivia nossa mente, a gente interagir com as atividades que o hospital oferece. Pude me sentir como uma criança, como se eu voltasse a ser uma cheia de alegria. Foi bastante divertido”, desabafou o paciente, J.C.

Outro paciente com entusiasmo fala: “Gostei de ver os palhaços e as crianças, fiquei emocionado com tudo que vi”, expressa o D.M.L.

Muitos acreditam que estar em um hospital cuidando da saúde mental é manter-se isolado da sociedade, o que não é verídico, pois a equipe do Severino Lopes possibilita uma recuperação ampla, com diversas atividades externas e internas. Esse fator surpreende pacientes como a A.S.C que diz, “essas atividades externas nos tiram da rotina hospitalar. Isso nos auxilia no nosso bem estar, a sair da depressão, eu mesma fiquei alegre e me ajudou a dormi tranquilamente”, concluiu a paciente.

Michèlle Bacurau, terapeuta ocupacional do HPPSL, vê esse momento de recreação como de grande importância para a qualidade de vida dos pacientes. Segundo ela, “a prática dessas atividades prazerosas e criativas contribuem para uma melhoria na saúde mental e auxiliam na reabilitação, assim como na inserção no meio social,” ressaltou.

Ela frisa que, as sensações de bem estar, prazer e realização pessoal implicam significativamente para a saúde com influência positiva no processo de recuperação e conclui: “por esses fatores as atividades de lazer têm muito a acrescentar ao tratamento”, finaliza.

Ao final do passeio, a equipe do HPPSL e os pacientes receberam uma notícia super positiva, o Euro Park Circo doou os alimentos arrecadados na promoção de entrada deste dia. Essa doação, por ser o hospital uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, contribui de forma fundamental para a sobrevivência da instituição. Ao Euro Circo, gratidão de toda a equipe.



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Solenidade marca Dia de Enfrentamento à Psicofobia e homenageia Paulo Davim



A luta contra o preconceito ao cidadão portador de transtornos mentais, a psicofobia, marcou a sessão solene proposta pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB) nesta sexta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Celebrado no dia 12 de abril, o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, foi criado por lei federal de autoria do suplente de senador Paulo Davim (PV), que recebeu homenagem da Casa.

"Com o objetivo principal de combater atitudes preconceituosas e discriminatórias às pessoas com deficiência ou transtornos mentais, a Casa Legislativa do Rio Grande do Norte cumpre seu papel de alertar a sociedade para o tema no momento em que realiza a Sessão Solene sobre a psicofobia. Ao mesmo tempo em que relembra e enaltece o trabalho do ex-deputado estadual, Paulo Davim, que como senador da República, foi o autor do Projeto de Lei 263/2014, aprovado este ano, que instituiu o Dia de Enfrentamento à Psicofobia", disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), durante a solenidade.


O deputado Hermano Morais (PMDB) reiterou o compromisso em lutar pela causa. “Dia 12 de abril é o aniversário do humorista Chico Anysio, que antes de morrer concedeu depoimento contando o quanto sofria de depressão. Assim como ele, cerca de 700 milhões de pessoas no mundo tem doenças mentais. No Brasil, esse número chega a 46 milhões”, conta o parlamentar que homenageou ainda o suplente de Senador e médico Paulo Davim. “Nos comprometemos em envolver todos os esforços possíveis e auxiliar nesta luta para combater a discriminação e assegurar à população o digno tratamento”, complementou.

Representando a Associação Norte-riograndense de Psiquiatria, o médico Leonardo Albuquerque
Barbosa falou defendendo que a psicofobia seja considerada crime. “Diferente de outros cidadãos que sofrem preconceitos, as pessoas que tem transtornos mentais muitas vezes não possuem direito de defesa. É a forma mais cruel de discriminação”, considera o psiquiatra.

Cid Fonseca falou em nome da Associação de Familiares e Amigos de Doentes Psiquiátricos e defendeu a ampliação do número de Centros de Apoio Psiquiátricos (CAPs) e a disponibilização de maior número de consultas por parte do SUS. “A verdadeira liberdade para essas pessoas é o tratamento. Se libertar das dores, das angustias, da depressão. Precisamos lutar para que elas tenham tratamento digno, diminuindo o número de suicídio que tem crescido tanto”, alertou.

O homenageado Paulo Davim agradeceu a proposição do deputado Hermano Morais. Para ele, a sessão solene é um “divisor de águas” no Rio Grande do Norte. “Esta Casa é a caixa de ressonância da sociedade e pode estimular a discussão entre a população. Precisamos acabar com esse preconceito, que retarda o tratamento”, afirmou.

Estiveram presentes no evento, representantes dos poderes públicos estadual e municipal, médicos psiquiatras, pacientes psiquiátricos, além do deputado estadual, o médico Vivaldo Costa (PROS).

Fonte: Assembleia RN

Confira as imagens da solenidade:








































quinta-feira, 14 de abril de 2016

Dia de Enfrentamento a Psicofobia é celebrado na Assembleia


Você pode nunca ter ouvido falar em psicofobia, mas provavelmente já se deparou com alguma situação de preconceito envolvendo esse termo. A Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. O assunto é tema de Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RN, nesta sexta-feira(15), às 9h30min, .

O evento proposto, pelo Deputado Hermano Morais, promove uma homenagem ao Dia Nacional de Enfrentamento a Psicofobia e uma homenagem especial ao suplente de Senador Paulo Davim, que é o autor do PL 263/2014 em que Instituiu essa data a ser celebrada, nacionalmente, no dia 12 de abril de cada ano.  Hermano Morais fez a proposição atendendo a solicitações da Associação Norte Riograndense de Psiquiatria(ANP) e da Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do Estado (AFDM-RN).

Além de homenagear, a Sessão pretende levar a discussão da Psicofobia à sociedade Potiguar alertando a necessidade de combatermos o preconceito. Essa discussão segue a orientação da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP),  que neste mês de abril de Enfrentamento a Psicofobia tem realizado ampla campanha em todo o Brasil, #eusoumais,  de valorização da pessoa que tem ou teve algum tipo de transtorno mental e de combate a qualquer tipo de atitude discriminatória.

A data escolhida faz referência ao dia do nascimento do humorista Chico Anysio, que concedeu depoimento em vídeo à Associação Brasileira de Psiquiatria, poucos meses antes de falecer, contando o quanto sofria com a depressão. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Ação voluntária: pacientes vão à praia

Marcia Souza e pacientes em Ponta Negra.

Sol, mar, brisa, praia e água de coco! Nada melhor para uma tarde de sexta-feira. Tudo isso fez parte de um passeio com um grupo de pacientes do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL), realizado no último dia 11 de abril. A ação voluntária foi promovida pela técnica de enfermagem, Márcia Souza, funcionária do HPPSL. 

O passeio rendeu boas histórias e sorrisos. Para Márcia o objetivo do passeio é proporcionar a interação com a sociedade, alegria e bem estar às pacientes."O motivo maior que me impulsionou a essa ação foi o amor. O amor faz com que queiramos compartilhar o que temos de bom. Amo ir à praia e  resolvi compartilhar essa diversão com elas, essa sensação boa que a praia transmite. Elas também têm direito de se divertir e interagir com os outros", avalia Souza.
Faz parte da filosofia de trabalho do HPPSL a utilização de terapias complementares ao tratamento como por exemplo atividades extra hospitalares. A finalidade é promover momentos de bem estar físico e emocional.

A técnica de enfermagem acrescentou que deseja incluir o passeio à rotina do hospital, realizá-lo uma vez por mês. Contribuindo com uma boa qualidade de vida aos pacientes do hospital.

Confira as imagens do passeio:





























Postagens populares