sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hospital Livre do Cigarro: Profº Sérgio Moura e acadêmicos de odontologia promovem ação educativa no HPPSL

Na manhã de hoje(05) foi promovida a primeira ação educativa direcionada aos pacientes do Hospital Psiquiátrico Prof.ª Severino Lopes(HPPSL). A ação foi realizada pelo Professor Sérgio Moura, do departamento de Morfologia, e pelos acadêmicos de Odontologia da UFRN. O evento faz parte das atividades do projeto "Hospital Livre do Cigarro".

Durante a ação foi ministrada uma mini-palestra com o tema "Componentes químicos e malefícios do cigarro". Além disso, foram formadas “rodas de conversa”, onde os pacientes tiveram a oportunidade de dialogar sobre o assunto de forma mais ampla e detalhada abordando os seus casos individuais.

Segundo o professor Sérgio, esse formato curto e objetivo torna a temática mais simples de compreender e acompanhar. Também possibilita maior foco nas rodas de conversa, onde os pacientes
têm espaço para falar abertamente sobre suas experiências.

Sérgio Moura e os acadêmicos estavam bastante entusiasmados com a relação de confiança existente entre equipe e pacientes, o que torna mais fácil a coleta de dados. A equipe pretende prosseguir com o projeto, para o qual existe uma agenda pré-planejada de atividades. 

Esse trabalho é fruto do projeto de extensão realizado também pelo professor Sérgio e seus alunos, no período de 2014.2 a 2015.2, que teve como ideia inicial atuar com pacientes dependentes químicos (de drogas lícitas ou ilícitas). A atividade acontecia uma vez por semana para realização de exames clínicos de boca (Citologia Esfoliativa), a fim de pesquisar e avaliar alterações da mucosa bucal. Os pacientes passavam por uma triagem, recebiam encaminhamentos e eram atendidos na Clínica de Estomatologia da Universidade – UFRN – onde podiam realizar exames gratuitos (biopsia, etc). 

Durante os exames foram verificadas algumas lesões mais graves, sugestivas de câncer, assim como também foram observados casos suspeitos de HIV. Essas informações mais detalhadas são sigilosas e somente os setores de Serviço Social e Enfermagem da UFRN foram devidamente informados para que tomassem as decisões cabíveis de acordo com as normas e decisões da instituição. 

Assim, o projeto “Hospital livre do Cigarro” é uma espécie de portal para descobertas mais aprofundadas a respeito da saúde e bem-estar dos pacientes do HPPSL, que  traz grandes resultados e benefícios que somados garantem maior eficiência da assistência hospitalar.

Confira alguns registros da ação:







Um comentário:

Adoro Cozinha disse...

Trabalho do bem! Parabéns não basta medicamentos é preciso algo mais.Parabéns Deus abençoe esse esforços da equipe.

Postagens populares