quinta-feira, 21 de abril de 2016

Luzes, sorrisos e alegrias: pacientes psiquiátricos participam da magia circense

O picadeiro chega na cidade e com ele, cores, sorrisos, luzes e muita alegria. Com o objetivo de proporcionar essas sensações que a magia da trupe provoca, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) levou os pacientes ao Euro Park Circo. O passeio aconteceu na noite de terça-feira, 19, através de uma parceria que disponibilizou gratuitamente, ingressos para a instituição. Essa ação social permitiu bons momentos de diversão e alegria.

Acompanhados pela equipe do Severino Lopes, os pacientes se sentiram contentes em testemunhar momentos de beleza, arte, graça e desafios como o globo da morte, brincadeiras dos palhaços e nas acrobacias com tecidos presos à tenda.

“Alivia nossa mente, a gente interagir com as atividades que o hospital oferece. Pude me sentir como uma criança, como se eu voltasse a ser uma cheia de alegria. Foi bastante divertido”, desabafou o paciente, J.C.

Outro paciente com entusiasmo fala: “Gostei de ver os palhaços e as crianças, fiquei emocionado com tudo que vi”, expressa o D.M.L.

Muitos acreditam que estar em um hospital cuidando da saúde mental é manter-se isolado da sociedade, o que não é verídico, pois a equipe do Severino Lopes possibilita uma recuperação ampla, com diversas atividades externas e internas. Esse fator surpreende pacientes como a A.S.C que diz, “essas atividades externas nos tiram da rotina hospitalar. Isso nos auxilia no nosso bem estar, a sair da depressão, eu mesma fiquei alegre e me ajudou a dormi tranquilamente”, concluiu a paciente.

Michèlle Bacurau, terapeuta ocupacional do HPPSL, vê esse momento de recreação como de grande importância para a qualidade de vida dos pacientes. Segundo ela, “a prática dessas atividades prazerosas e criativas contribuem para uma melhoria na saúde mental e auxiliam na reabilitação, assim como na inserção no meio social,” ressaltou.

Ela frisa que, as sensações de bem estar, prazer e realização pessoal implicam significativamente para a saúde com influência positiva no processo de recuperação e conclui: “por esses fatores as atividades de lazer têm muito a acrescentar ao tratamento”, finaliza.

Ao final do passeio, a equipe do HPPSL e os pacientes receberam uma notícia super positiva, o Euro Park Circo doou os alimentos arrecadados na promoção de entrada deste dia. Essa doação, por ser o hospital uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, contribui de forma fundamental para a sobrevivência da instituição. Ao Euro Circo, gratidão de toda a equipe.



Nenhum comentário:

Postagens populares