quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hospital Severino Lopes desenvolve programa de apoio à família de pacientes

Reunião de familiares com a psicóloga do HSL, Sandra Uchoa.
Foto: Assessoria de comunicação


O Hospital Severino Lopes (HSL) possui um histórico significativo de atuação voltado para portadores de transtornos mentais, assim como se empenha também na recuperação de dependentes químicos. A instituição também lembra daqueles que sempre estão ao lado dos pacientes, os familiares. O Severino Lopes reconhece que a presença da família é muito importante para o sucesso no tratamento deles, por isso, no ano de 2004 foi criado o Programa de Atenção à Família (PAF) e desde então são desenvolvidas atividades de apoio e integração entre os usuários dos serviços do hospital, os familiares e a equipe técnica que compõe o HSL.

Trata-se de um conjunto de ações com a finalidade de cuidar de quem cuida, acolhendo o familiar ao contexto do hospital e da condição do usufruidor. O PAF desenvolve práticas como passeios externos a espetáculos em teatros, excursões a museus, passeios em barcos como o Barco Escola Chama Maré no rio Potengi; e também realiza festas socializantes e reuniões integrativas desenvolvidas pela equipe interdisciplinar.

O programa foi criado diante da compreensão de os assuntos relativos ao tratamento do paciente e à situação da família compõem um contexto de qualidade de vida. Dessa forma a equipe interdisciplinar formada pelo pessoal de nutrição, enfermagem, medicina, psiquiatria, Terapia Ocupacional (TO), serviço social, administração deram início às atividades de prevenção e promoção à saúde por meio do programa que é coordenado pela equipe de psicologia do Severino Lopes.

Para a psicóloga do HSL, Sandra Uchoa, “o familiar também precisa de atenção para restabelecer o equilíbrio psicológico diante das situações peculiares que ele vive em casa. Nós realizamos semanalmente nas terças e nas quintas-feiras, Reuniões de Atenção à Família (RAF) voltadas para os familiares”, afirmou.

“Nesses encontros nós focamos na informação porque a insuficiência dela contribui para a distorção dos pensamentos a respeito de ter na família um portador de transtorno mental ou um dependente químico”, concluiu Sandra Uchoa.

A visitante que participa das RAF’s, Silene Oliveira, relata que “este hospital tem uma preocupação com o paciente e com os parentes visando melhor qualidade de vida para todos”.
Os encontros com os familiares acontecem nos dias de visita, antes do horário aberto à visitação, terças e quintas-feiras, a partir das 14h até às 14h30.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Hospital Severino Lopes participa de audiência no Ministério Público

Promotora de justiça Do MPRN e representantes do Hospital Severino Lopes em audiência
Foto: Assessoria de Comunicação do HSL

Na manhã da última terça-feira, 24, o Hospital Severino Lopes (HSL) esteve na 48ª Promotoria de Justiça de Natal (Saúde Pública) do  Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para tratar de assuntos relacionados às pessoas com transtornos mentais e dependência química.

Na ocasião foi realizada uma audiência com objetivo de acompanhar a atuação da Comissão Revisora de Internações Psiquiátricas, composta por hospitais e clínicas psiquiátricas de Natal; dentre esses, representantes do HSL.

A comissão acompanha a situação dos usuários do sistema psiquiátrico público e privado na capital, procurando estabelecer verificando se os critérios para a internação são cumpridos adequadamente.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

EJA contribui com a autoestima e continuidade dos estudos no Hospital Severino Lopes

Pacientes do HSL assistindo filme para debate pedagógico.
Foto: Assessoria de comunicação. 

Todas as manhãs de segunda-feira à sexta-feira, os pacientes do Hospital Severino Lopes (HSL) têm encontro marcado com Aldenira Aprígio e Sonally Guedes, pedagogas que participam do Programa Novas Turmas de Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas Etapas - Ensino Fundamental e Ensino Médio. Trata-se de um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação que é ofertado aqui no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) por meio da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA).

A plataforma educacional desenvolve suas atividades no HSL desde abril de 2014 e a partir, de então, enriquece as manhãs dos usuários com aulas e com atividades pedagógicas, como exposição de vídeos motivacionais, ensaio de coral, aula de canto, ensaio de peças teatrais, atividades manuais de colorir e corte e costura.

Para a psicóloga do hospital, Sandra Uchôa, as atividades pedagógicas criam um momento de integração entre os usuários, as professoras e a sociedade. “Essas ações melhoram o quadro clínico do paciente porque ele se percebe como capaz. Capaz de ler, de escrever o próprio nome e também de interpretar e cantar. Desse modo, eles podem expor as próprias opiniões.” destacou Sandra.

Os usuários do Severino Lopes deram o nome de “Escolinha” carinhosamente para as ocupações pedagógicas que participam.  Sonally e Aldenira falam sobre a desenvoltura deles durantes as tarefas, “eles são carentes de atenção e carinho, eles gostam de serem ouvidos”, desabafaram.

Segundo as pedagogas os participantes do projeto, muitos que possuem depressão, conquistam a confiança e o bem estar por intermédio das intervenções realizadas nas atividades realizadas com eles diariamente. Elas ressaltam que “os pacientes sentem saudades e reclamam quando não têm aula, como nos finais de semana e feriados”.

Para a assessora pedagógica da SUEJA, Liz Araújo, o programa é importante porque “permite a continuidade da formação educacional ao longo da vida. Permitindo que jovens, adultos e idosos possam estudar, o que é muito importante para quem não teve acesso à educação”, concluiu.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Futebol de Sabão e Show dão colorido diferente a comemoração dos Pais no Hospital Severino Lopes

Pacientes do Hospital Severino Lopes jogando futebol de sabão.
Torneio de Futebol de Sabão e Hospital Psiquiátrico, uma combinação improvável. Mas para o Hospital Severino Lopes(HSL) tudo é válido com o objetivo de alegrar os usuários e tornar o período de internação o mais agradável possível. 
Foi assim que nesta manhã de segunda-feira(10), o sentimento de fraternidade, alegria e diversão invadiu a instituição na realização da festa de dia dos pais dos usuários e seus familiares. Na festividade, os pacientes tiveram a oportunidade de jogar futebol de sabão num campo inflável apropriado para o divertimento dos jogadores com muitos escorregões e risadas. A celebração também contou com a apresentação contagiante da cantora potiguar Cristiane Velassy.

Cristiane Velassy e Charles Newton se apresentando no HSL
Cristiane animou todos os presentes com sua voz encantadora e disposição empolgante. Segunda ela é uma satisfação muito grande participar do evento. "Fico feliz com o convite de poder sentir e contribuir com a alegria e a energia de todos os presentes comemorando uma data tão fraternal como o  dia dos pais”, comemorou Velassy.

Este é mais um cuidado que o hospital tem em trazer diversão para todos os pacientes, permitindo a interação eles, seus familiares, e os profissionais de saúde. Essa data especial nos traz a oportunidade de reforçar os laços afetivos, de poder abraçar o pai, dar e  receber carinho”, finalizou a cantora Cristiane.

A festa foi idealizada pela equipe interdisciplinar do hospital que é composta pelos seguintes setores: Terapia Ocupacional (TO), psicologia, serviço social, enfermagem, administração, comunicação, medicina, farmácia e nutrição que desempenharam com muito amor e carinho os preparativos para a realização.

Para a psicóloga, Sandra Uchôa, “esse evento é parte do tratamento dos pacientes  internados. É uma integração por meio do convívio em grupo, principalmente o fortalecimento dos vínculos afetivos”, Sandra completa afirmando que “trata-se de um momento de muita alegria, integração e terapia social para todos que participam.

O festejo foi um sucesso, os usuários e seus familiares se divertiram muito. O setor de pedagogia preparou uma bela apresentação de um coral formado por pacientes que homenagearam os pais. A equipe de nutrição preparou um lanche que foi servido para os presentes durante a ocasião. O HSL agradece a todos os familiares, funcionários e pacientes que se fizeram presentes na comemoração dos pais, assim como a excelente apresentação de Cristiane.
O evento foi tão bem recebido que a direção resolveu estender a festa para a parte da tarde que continuará com o futebol e show com o professor e músico Juarez Cravo e banda formada pelos próprios pacientes.




Postagens populares