quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atividade Física auxilia no tratamento dos pacientes do Hospital Severino Lopes

As atividades promovidas pelo educador físico Ilton com ajuda do estudante universitário Ricardo, promovem aos pacientes uma vida mais saudável. Com alongamentos e exercícios diários geram a melhoria do sistema cardiovascular e imunológico, fortalece os músculos, e ainda auxilia no combate e tratamento da depressão.
Os pacientes aprovam as atividades, Josenilde afirma: "Isso é bom demais, todo desânimo vai embora".
Além dos exercícios, o professor Ilton terminou a atividade com palavras de reflexão e motivação, que também são relevantes não somente para as pessoas que estão em tratamento como também para nossa vida.
Confira algumas fotos das atividades realizadas na manhã desta quinta-feira.












quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Hospital Severino Lopes promove a I Caminhada de Mãos dadas pela Saúde Mental

Na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, em comemoração ao dia da saúde mental, funcionários, profissionais da saúde, pacientes e familiares do Hospital Severino Lopes foram às ruas contra o preconceito e em busca da melhoria e qualidade do atendimento aos portadores de deficiência mental.

A caminhada começou as 8:30 da manhã saindo do Hospital Severino Lopes em direção ao Parque das Dunas. Durante o percurso, pacientes carregavam cartazes confeccionados por eles próprios durante oficina coordenado pelo setor de Psicologia e Terapia Ocupacional da Instituição, que alertavam sobre a importância de um atendimento especializado e de qualidade. Além disso, um carro de som acompanhou a caminhada, auxiliando na divulgação desse importante acontecimento. 

Já no Parque das Dunas, houve momento de relaxamento com a coordenação e auxílio da equipe de educação física do Hospital, e logo depois foi servido um lanche em um momento de confraternização.
 Entre as reivindicações estão a ampliação no número de psiquiatras no SUS, o acesso regular da medicação na Unicat, o fim da política de fechamento de hospitais e redução de leitos psiquiátricos, a melhoria e ampliação dos CAPS.









terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caminhada 10 de outubro celebra dia Mundial da Saúde Mental e reivindica melhores condições de tratamento


Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para reflexão sobre o preconceito, a discriminação e a exclusão social e de chamar a atenção das autoridades públicas para necessidade de investimentos no setor, o Hospital Severino Lopes(HSL) promove, nessa próxima quinta-feira(10), dia da saúde mental, caminhada até o Parque das Dunas. Para o evento estão sendo convidadas instituições parceiras como Sindsaúde e Sinmed/RN, familiares, profissionais de saúde, pacientes e sociedade em geral.

A caminhada, que tem como tema "De mãos dadas pela saúde mental", tem saída prevista às 8h30 no hospital localizado na av. Romualdo Galvão 1402 e retorno às 10h. No percurso serão apresentadas faixas, cartazes e distribuídos panfletos alertando sobre a problemática da saúde mental no RN. Além disso, a manifestação dará apoio ao Projeto de Lei da "Psicofobia" de autoria do Senador Paulo Davim, PL nº 236 de 2012, de reforma do Código Penal Brasileiro, para tornar crime o preconceito aos portadores de transtornos mentais.

Os cartazes que farão parte da caminhada foram confeccionados pelos próprios pacientes durante oficina coordenado pelo setor de Psicologia e Terapia Ocupacional da Instituição.

No Parque das Dunas está programado a realização de exercícios de relaxamento coordenados pelo setor de Educação Física, distribuição de lanche e momento de reflexão sobre os problemas a serem enfrentados para a melhoria da assistência a saúde mental em nosso Estado. Ampliação no número de psiquiatras no SUS, o acesso regular da medicação na Unicat, o fim da política de fechamento de hospitais e redução de leitos, a melhoria e ampliação dos CAPS estão entre as principais reivindicação das famílias.

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. 





Postagens populares