quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Funcionários participam de reunião com setor pessoal

Buscando fortalecer a comunicação interna, apresentar os novos funcionários, confraternizar,  esclarecer dúvidas e dar informes, o setor de pessoal do Hospital Severino Lopes, realizou reunião, no último dia 28 de novembro, no auditório da instituição. O evento, coordenado por Wedson Silva, responsável pelo setor de pessoal, contou com expressiva participação dos funcionários da instituição.
Abrindo a reunião foram dadas as boas vidas e realizada a apresentação dos novos contratados: Sandra Luziane,  nutricionista; Jeova Freitas, Técnico de Enfermagem; Maria José, Técnica de enfermagem; Alan do Setor de Nutrição e Dietética; e a terapeuta ocupacional Camila Moura. Após a apresentação foi realizada a dinâmica Bingo Humano promovendo a interação entre os participantes.
Na sequência foram apresentadas as novas estagiárias de psicologia, Flávia Cardoso e Martina Simonete. Foram repassadas orientações sobre o relógio de ponto. Dado ênfase a importância do respeito ao próximo, lembrando que "gentileza gera gentileza" e devemos saber trabalhar obedecendo as hierarquias e com respeito mútuo.
Wedson Silva enfatizou a importância de que os funcionários que não fizeram ainda os exames médicos devem realizá-los até a próxima sexta-feira, alertando que a instituição tomará as medidas cabíveis para o cumprimento da obrigação legal e, de suma importância para o bem estar geral. Lembrou a importância do quadro de avisos e passou informes sobre o 13º salário e reajuste sindical.
Encerrando a reunião foi passado um vídeo motivacional destacando a importância de  executar um trabalho de excelência.
Confira algumas fotos  do evento:

Novos funcionários contratados.








sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aniversariantes do mês de Novembro

Mais uma sexta-feira marcada pela alegria da comemoração dos aniversariantes do mês no Hospital Severino Lopes. Parabéns aos colegas e pacientes por mais um ano de vida!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hospital Severino Lopes realiza Bazar Solidário

O Hospital Severino Lopes convida a todos aqueles que puderem a participarem do Bazar Solidário organizado pelos setores de Lazer & Qualidade de Vida e Serviço Social. As contribuições podem ser através de doações (roupas, calçados, artigos de cama e banho, bolsas, carteiras e outras peças) ou participando do bazar, que acontecerá na próxima terça-feira (29), a partir das 15h, no pátio de recreação da instituição.

Segundo a assistente social, Thélia Paiva, responsável pelo setor de Lazer & Qualidade de Vida, o objetivo do Bazar Solidário é arrecadar contribuições para a realização da festa Natal dos pacientes e familiares da Hospital. A festa acontecerá no dia 22/12, às 14h30, no pátio de recreação do Hospital.

Doe! Participe! E ajude na realização de mais um evento de promoção do bem-estar e qualidade de vida para os pacientes do Hospital Severino Lopes.

Limpeza dos dentes diminui risco de ataque cardíaco e derrame

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena 

De acordo com um novo estudo taiwanês, o hábito de escovar os dentes garante bem mais benefícios do que um sorriso mais branco, influenciando diretamente na saúde cardíaca. Segundo o estudo, as pessoas que tiveram seus dentes limpos por um profissional pelo menos uma vez a cada dois anos eram 24% menos propensas a ter um ataque cardíaco em comparação com aquelas que pularam o dentista. O risco de acidente vascular cerebral também diminuiu em 13%.

A conclusão é que o conjunto que garante uma boa higiene dental – escovação, fio dental, e fazer limpezas regulares – pode ser bom para o coração e para o cérebro.

Os pesquisadores revisaram os registros de mais de 100.000 pessoas no banco de dados nacional de Taiwan, a partir de 2007. Cerca de metade tinha recebido pelo menos uma limpeza, a outra metade nunca tinha tido uma limpeza.

A idade média dos participantes era 38 anos. Nenhum deles tinha sofrido um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral quando o estudo começou. Eles foram seguidos por uma média de sete anos.

- A proteção contra doenças cardíacas e derrame se mostrou maior em participantes que faziam o tratamento de higiene pelo menos uma vez por ano - disse Zu-Yin Chen, cardiologista do Hospital Geral de Veteranos em Taipei, que apresentou o estudo.

Como os pesquisadores não tinham informações sobre fatores de risco para as doenças, como peso, raça e tabagismo, que poderiam ter afetado os resultados, pode ser que pessoas com boa higiene dental sejam simplesmente mais propensas a comer direito e tenham outros hábitos saudáveis para o coração.

Retirado de : saudeplena.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Narcóticos Anônimos iniciam ciclo de reuniões no Hospital Severino Lopes

A partir da próxima segunda-feira (28) o grupo Narcóticos Anônimos iniciará um ciclo de reuniões mensais no Hospital Severino Lopes, com o objetivo de conscientização e superação dos pacientes dependentes químicos da instituição.

As reuniões acontecerão sempre na penúltima segunda-feira de cada mês, no auditório do Hospital, a partir das 15h. Em Novembro, contudo, as reuniões acontecerão na última segunda-feira devido ao feriado do dia 21.

Os Narcóticos Anônimos (NA) são uma irmandade sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas de tornaram um problema maior. Foi fundado na Califórnia (EUA), em 1953, e hoje está presente em 116 países, com aproximadamente 20.000 grupos.

"O valor terapêutico da ajuda de um adicto a outro não tem paralelo"

Para saber um pouco mais sobre o grupo, leia o panfleto informativo abaixo:


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Usuários do Hospital Severino Lopes participam de palestra sobre o uso de drogas

Levando informações atualizadas sobre o uso de drogas, como lidar com esse problema e restabelecer a saúde, o psicólogo Paulo Hecht ministrou palestra “O uso de drogas”, no último dia 18 de novembro, para os pacientes do Hospital Severino Lopes.

A palestra contou com uma expressiva participação dos pacientes que tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito do tema. O evento foi realizado com o apoio da voluntária do hospital, Edinólia Câmara, coordenadora das reuniões espíritas que acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 14h30, responsável pelo convite ao palestrante.
A atividade faz parte das ações empreendidas pelo setor de lazer e qualidade de vida da instituição que tem dentre seus objetivos desenvolver atividades educativas que auxiliem na recuperação e sensibilização de dependentes químicos.





quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Funcionários do Hospital Severino Lopes participarão de palestra sobre técnicas de ressuscitação


 Visando a capacitação de seus profissionais e o melhor tratamento de seus pacientes, o setor de Enfermagem do Hospital Severino Lopes promove, no dia 22/11 (terça-feira), às 19h30, uma palestra destinada ao aprendizado e reciclagem de técnicas de ressuscitação. O ministrante da palestra será o médico clínico geral do SAMU, Victor Saboia da Silva.

Segundo Flávio Medeiros, enfermeiro da instituição, o objetivo da palestra é "qualificar os profissionais dos setores médico e de enfermagem para os casos de urgência e emergência". Na ocasião, serão feitas demonstrações com equipamentos de ressuscitação e oxigenação adquiridos recentemente pelo hospital, como o desfibrilador automático externo (foto).




A palestra acontecerá no auditório da instituição e todos os funcionários dos setores responsáveis são convidados a participar.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Hospital Severino Lopes convida: Palestra "O uso de drogas"

Dando sequência ao trabalho de recuperação e conscientização de dependentes químicos, o Hospital Severino Lopes promove, na próxima sexta-feira (18), a palestra com o tema "O uso de drogas", ministrada pelo psicólogo Paulo Hecht.

A palestra acontecerá no auditório da instituição, das 14h30 às 16h e será destinada, sobretudo, aos pacientes em tratamento do Hospital. Contudo, funcionários e a comunidade em geral também são convidados a participar e aprender um pouco mais sobre esse problema tão relevante da sociedade.

A atividade se realizará em parceria com Edinólia Câmara, que já é voluntária do Hospital, realizando reuniões espíritas todas as sextas-feiras, a partir das 14h30.

Clique para ampliar

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gincana das Letras interage pacientes do Projeto RN Caminhando

A I Gincana das Letras do Hospital Severino Lopes aconteceu na última quinta-feira (10) e contou com a participação de dez pacientes do projeto RN Caminhando.

Durante a gincana, que englobou os jogos de mímica, palavras cruzadas, forca, 7 erros e caça-palavras, os pacientes colocaram em prática conhecimentos adquiridos com  o projeto, desenvolveram o senso de coletividade e o espírito esportivo e, mais importante, tiveram uma manhã de diversão e interatividade!

Os vencedores da gincana receberam como prêmio caixas de chocolate (primeiros lugares), DVDs (segundos lugares) e CDs (terceiros lugares). Todos os participantes receberam brindes (chocolates e camisetas).

1º lugar - Ricardo e Silvanete
2º lugar - Larissa e Ana Noélia
3º lugar - Jadson e Ivanaldo





terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maconha provoca caos cognitivo no cérebro

Fonte: Blog da Saúde

Um estudo recente verificou que o consumo de maconha provoca um caos cognitivo no cérebro, tornando a sua atividade descoordenada e imprecisa durante estes estados alterados da mente.
A nova pesquisa, feita por neurocientistas da Universidade de Bristol, publicada no Journal of Neuroscience, descobriu que o uso da cannabis leva a deficiências neurofisiológicas e comportamentais que lembram aquelas presentes na esquizofrenia.
O consumo da droga está associado a distúrbios de concentração e memória e os cientistas acreditam que estes novos resultados podem ajudar a explicar a ligação entre cannabis e o transtorno psicótico.
Testes - No experimento, ratos receberam uma droga que imita o ingrediente psicoativo da maconha. Os pesquisadores mediram a atividade elétrica dos neurônios dos roedores e constataram que eles se tornaram incapazes de tomar decisões precisas ao navegar por um labirinto.

Caos cognitivo e esquizofrenia

Imagem: Bristol University

O estudo, liderado pelo Dr. Matt Jones da Escola de Fisiologia e Farmacologia da Universidade, revelou que a droga perturba completamente as ondas cerebrais coordenadas em todo o hipocampo e no córtex pré-frontal. Essas regiões afetadas são essenciais para: a formação de memória, o planejamento e tomada de decisão e comportamento social, estruturas cerebrais que implicam fortemente na esquizofrenia.
Podemos comparar a atividade do cérebro com o desempenho de uma orquestra, em que as seções de cada instrumento (cordas, percussão, sopro etc) se unem conforme o ritmo ditado pelo maestro para formar uma só música.
Da mesma forma, estruturas específicas no cérebro devem estar em sintonia umas com as outras, ou seja, na mesma frequência. Assim sendo, o ajuste das ondas mentais permite o processamento das informações utilizadas para guiar o nosso comportamento.
Portanto, os resultados dos testes nos ratos demonstraram que, embora os efeitos da droga sobre as regiões individuais do cérebro tenham sido sutis, a maconha interrompeu as ondas cerebrais coordenadas em todo o hipocampo e no córtex pré-frontal – como se duas seções da orquestra estivessem fora de sincronia.

Avanço na Ciência

“Abuso de maconha é comum entre pessoas que sofrem de esquizofrenia e recentes estudos mostraram que o ingrediente psicoativo da maconha pode induzir alguns sintomas de esquizofrenia em voluntários saudáveis”, afirma o líder do estudo, Dr. Matt Jones.
Portanto, essas descobertas são importantes para a compreensão das doenças psiquiátricas, que podem surgir como consequência de “cérebros desorquestrados” e poderiam ser tratadas por reajuste da atividade cerebral, segundo Jones.
“Estes resultados são um importante passo adiante em nossa compreensão de como a atividade rítmica no cérebro fundamenta processos de pensamento na saúde e na doença”, diz o coautor do estudo, Michal Kucewicz.
A pesquisa é resultado da colaboração entre a Universidade de Bristol e a Eli Lilly & Co. E faz parte do Centro de Neurociência Cognitiva, que visa desenvolver novas ferramentas e metas para o tratamento de doenças cerebrais como a esquizofrenia e a doença de Alzheimer.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gincana das Letras acontece nesta quinta(10/11) no Hospital Severino Lopes

      Com o objetivo de levar conhecimento aos usuários do Hospital Severino Lopes de uma forma divertida e diferente, o Setor de Lazer e Qualidade de Vida juntamente com a equipe de pedagogos do Projeto “RN caminhando”, promovem nesta próxima quinta-feira (10/11) uma “Gincana das Letras”. A atividade será realizada no auditório do hospital das 9h às 11h da manhã.
     O projeto “RN caminhando” é uma parceria do hospital com a Secretaria de Educação do Estado que disponibiliza pedagogos para ministrarem aulas segundas, terças e quintas feiras para os pacientes hospitalizados. O trabalho desses pedagogos vai além de auxiliar no ensino e explicar conteúdos, podendo servir como ponte entre profissionais da saúde, família e pacientes, minimizando os traumas da internação, possibilitando um conforto emocional, por meio de um ensino emancipador.
      Além de ter um cunho educativo, a Gincana pretende incentivar   o espírito de equipe, a interação  e a consciência social. Entre as atividades que compõe a Gincana estão previstas: dinâmica das palavras utilizando mímicas; jogo de palavras cruzadas; jogo dos 7 erros; jogo de caça palavras e jogo da forca.

     A atividade será desenvolvida em duplas. Haverá premiação do 1º, 2º e 3º lugares, mas todos os participantes receberão brindes.

Clique para aumentar

Despedida dos estagiários no setor de Serviço Social

Na tarde da sexta-feira, dia 28 de Outubro, foi realizada uma confraternização de encerramento dos estágios no setor de serviço social do Hospital Severino Lopes.


 Os estagiários : José Inacio de Oliveira, Ana Maria de Lucena Nunes, Eliete Fernandes de Lucena Costa e Rosane Santana Moutinho em seus depoimentos agradeceram a oportunidade de adquirir experiência ao abrir as portas da instituição, e que aqui aprenderam a trabalhar com demais instituições que compõem a rede de cuidados. Eles participaram da inclusão de um idoso que não tinha referência familiar, conseguindo  a intermediação da Promotoria do Idoso.


Postagens populares