segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hospital Severino Lopes promove I Semana de Saúde Mental

      Com o objetivo de discutir temas relacionados a Saúde Mental e alertar a sociedade natalense para o atual panorâma da Saúde Mental, o Hospital Severino Lopes realiza, a partir desta segunda (25) até sexta(29), a I Semana de Saúde Mental. Durante a Semana serão promovidas diversas atividades contando com a participação da família, dos pacientes e da comunidade em geral. Além disso, será apresentada na quinta-feira um depoimento de um ex-dependente químico, apresentando que a recuperação é possível através de um trabalho em conjunto, do usuário juntamente à equipe responsável  pelo tratamento. Na sexta-feira está prevista uma grande caminhada com a participação das demais entidades ligadas  à Saúde Mental (Hospital Dr. João Machado , Clínica Santa Maria ), com apresentação teatral no Parque das Dunas apresentando a realidade vivenciada no área de saúde mental no município de Natal.
Acompanhe, a seguir, a programação completa da Semana:



25/09 (segunda-feira)
Programação: Palestra O que é Saúde Mental?
Ministrante: Médico Psiquiatra Jair Farias
Horário: 14:30h às 15:20h
Público alvo: Familiares, funcionários e demais interessados

26/09 (terça-feira)
Programação: Palestra Família: parceira fundamental no tratamento em Saúde Mental.
Ministrante: Assistente Social Jacqueline Lopes.
Horário: 14:30 às 15:20h
Público alvo: Familiares, funcionários e demais interessados.

27/09 (quarta-feira)
Programação: Abertura, com exposição do filme Uma mente brilhante. Após, roda de debate sobre o filme.
Coordenadores do debate: Psicólogos Leandro Silva e Sandra Uchôa.
Horário: 09:00 às 11:15h
Público alvo: Pacientes, funcionários, familiares e demais interessados.

28/09 (quinta-feira)
Programação: Depoimento de um ex-dependente químico sobre a sua trajetória até a recuperação e superação.
Ministrante: Murilo Vieira do Amaral (Coordenador Geral do Instituto Potiguar de Prevenção e combate às drogas e fundador da Comunidade Terapêutica Nova Aliança);
Horário: 14:30 às 15:20h
Público alvo: Familiares, funcionários, pacientes e demais interessados.
29/09 (sexta-feira)
Manhã:
Programação: Caminhada até o Parque das Dunas, com alongamento, apresentação teatral e lanche.
Horário: 09:00 às 11:00h
Público alvo: Pacientes, funcionários, familiares e demais interessados.
Instituições de apoio: Hospital Severino Lopes, Hospital Dr. João Machado, Clínica Santa Maria, AFDM, SINDSAÚDE, Conlutas e SINTEST.

Tarde:
Programação: Oficina para elaboração de jogos cognitivos relacionados a uma boa alimentação.
Ministrantes: Nutricionista Denize Dantas e Terapeuta Ocupacional Luciana Mello
Horário: 14:30 às 16:30h
Público alvo: Pacientes

Caminhada marca Dia Mundial da Saúde Mental


Pacientes do Hospital Severino Lopes e a Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais Afdm, juntamente com familiares e o Sindsaúde, foram às ruas nesta manhã numa caminhada até a Praça Augusto Leite lembrando a importância da sociedade refletir sobre a atual realidade vivenciada nos serviços de saúde pelos portadores de transtornos mentais e seus direitos a uma saúde de qualidade e à inclusão social. A caminhada foi idealizada em comemoração ao dia Mundial da Saúde Mental instituído pela ONU no dia 10 de outubro.
                Para Luciene Freire, presidente da AFDM-RN, a caminhada é um momento de chamar a atenção dos gestores e da sociedade para a problemática que hoje vivenciam os portadores de transtornos mentais e dependentes químicos, com problemas de infraestrutura no Pronto Socorro do Hospital Dr. João Machado com leitos chão, falta de vagas nos serviços extra hospitalares, falta de ambulatórios de psiquiatria, falta de medicamentos, consultas especializadas e psiquiatras na rede. “Mostramos que somos capazes de vir às ruas e reivindicar nossos direitos à uma saúde de digna e de qualidade. É preciso mudar essa realidade de falta de assistência e cuidado humanizado aos doentes mentais em nosso Estado”, reivindica a presidente da AFDM.
                Para Paulo Martins coordenador do Sindsaúde a caminhada demonstra que é possível fazer mais atividades de saúde mental voltadas para esses pacientes que representam uma parcela esquecida pelos gestores e sociedade. “Hoje há um desmonte dos serviços em saúde mental com fechamento de ambulatórios e diminuição dos investimentos públicos nessa área, gerando um atendimento precário.”, alerta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 450 milhões de pessoas são atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria os transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais. Prevenção e tratamento são possíveis, mas muitas pessoas não são corretamente tratadas. Uma política nacional bem definida e programas de promoção de saúde mental e controle dos referidos transtornos são soluções plausíveis e eficazes para a população. Em inúmeras regiões do Brasil, já não são mais as doenças infecciosas os maiores problemas sanitários. As doenças crônico-degenerativas e as mentais representam o maior fardo social e econômico, segundo estudos da OMS.
A manifestação foi bastante animada e o hospital Severino Lopes já se prepara para no fim de outubro promover uma Semana de Saúde Mental, com palestras, rodas de conversa e apresentação teatral no Parque das Dunas para discutir e apontar soluções para a prevenção e o tratamento adequado em saúde mental.







sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia do Terapeuta Ocupacional é marcado por apresentações e homenagens



        Demonstrando a importância do trabalho do Terapeuta Ocupacional para a melhoria da qualidade de vida e quanto a terapia tem contribuído para o desenvolvimento das potencialidades dos pacientes revelando grandes talentos, foram realizadas diversas apresentações de trabalho na tarde do último dia 13 no Hospital Severino Lopes. As apresentações marcaram as comemorações do Dia do Terapeuta Ocupacional.
         A tarde foi repleta de atividades com Leitura do poema escrito pela paciente Gisely Pimentel homenageando o setor. Em seguida aconteceu apresentação de teatro dos pacientes demonstrando os tipos de atividades realizadas na Reabilitação: Atividades expressivas, Raciocínio lógico, Auto-cuidado (higiene pessoal), educativas, criativas, artesanais, físicas e de lazer.

Dando sequência a programação da tarde, os pacientes fizeram depoimentos e relatos sobre os benefícios das atividades na reabilitação.

Aguardando com grande expectativa pelos presentes foi realizada uma apresentação de dança com os pacientes Josafá e Paula que encantou a todos os presentes. As fantasias da apresentação de dança foram desenhadas pelo paciente Josafá e confeccionadas por Noraide na Terapia Ocupacional.





Encerrando as festividades da tarde foram feitas homenagens as profissionais da Terapia Ocupacional Luciana e Noraide, seguidos de lanche.
            A festa ainda continuou tarde afora com a apresentação do Forró da Lua comandado por Marcos Lopes.



Postagens populares