terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cinema no HPPSL

A partir deste mês o Setor de Lazer e Qualidade de Vida  junto ao setor de Psicologia contará com mais um projeto dentro do Hospital Severino Lopes: o Cinema no HPPSL, que acontecerá sempre na última segunda-feira do mês com a exibição de um filme e discussão de uma temática do vídeo, logo após.

A primeira sessão está prevista para o dia 27 de setembro, às 14h30 no auditório do HPPSL. E estará aberta para funcionários e pacientes. 

Em breve mais informações sobre o filme deste mês. Aguardem.
Conheça o novo acervo de filmes adquiridos pelo HPPSL:
1) Uma mente brilhante;
2) Gênio Indomável;
3) Kung Fu Panda;
4) Up! Altas aventuras;
5) Don Juan de Marco;
6) O mentiroso;
7) Poder além da vida;
8) O Solista;
9) Meu nome não é Jonny;
10) As pontes de Madson;
11) O Auto da compadecida;
12) Lisbela e o prisioneiro;
13) À procura da felicidade;
14) O diabo veste prada;
15) O aviador;
16) Um sonho possível;
17) A proposta;
18) Preciosa.
E se você tem filmes que não assiste mais, contribua com o acervo da nossa videoteca!

Como Melhorar o seu Foco e Concentração no Trabalho

Muitas vezes as pessoas percebem que, durante o trabalho, na verdade estão dispersas, com o pensamento distante, literalmente “sonhando acordadas”, ou ainda sonolentas. Tudo isso enquanto deveriam estar concentradas nas atividades de trabalho.

Para ajudar essas pessoas seguem algumas orientações para aumentar a sua concentração e melhorar o seu foco no desenvolvimento das atividades:

Treine a sua mente para não ter pensamentos dispersos enquanto deveria estar concentrado. Para isso, tente resolver palavras cruzadas, jogos de enigma, quebra-cabeças, etc. Essas atividades constituem importantes exercícios cerebrais que tornam sua mente mais alerta;

Tenha boas noites de sono. Não vá para cama com o estômago cheio, evite comidas pesadas durante a noite e, quando for para o quarto, não assista televisão. Vá para dormir realmente;

Pratique atividades físicas. Evitar o sedentarismo é importante para melhorar a saúde do corpo como um todo, o que gera reflexos na nossa mente e até mesmo na qualidade do sono;

• Quando chegar ao trabalho, crie uma lista de tarefas e siga-a. Relacionar as atividades que você deve realizar durante o dia ajuda a manter o foco naquilo que precisa ser feito. 

Faça pausas. Ninguém consegue manter a concentração por muito tempo. Levante-se, ande um pouco, tome uma água, faça um lanche, converse com colegas, leia manchetes de um jornal e depois retorne ao trabalho;

Organize o seu ambiente de trabalho. A bagunça dificulta que você se mantenha focado. Um espaço de trabalho bem organizado vai ajudar na concentração e na melhor realização das tarefas.

Exercite a mente também com a leitura de livros. A leitura é ignorada por muitos, mas além de prazerosa ajuda muito a desenvolver a calma e a concentração.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como usar a internet para estudo

A internet é uma ótima ferramenta de estudo, já que engloba uma gama de assuntos e notícias praticamente infinitas. A todo minuto novas informações estão inseridas nos sites.

O primeiro passo para usar a internet como banco de dados para estudo é o estudante perceber o valoroso artefato pedagógico que possui na ponta dos dedos quando acessa a internet. E, principalmente, decidir estudar através do mundo virtual, ou seja, ter consciência de que há conteúdos que distraem a atenção, e que, portanto, devem ser evitados, pois o objetivo no momento é unicamente o de estudar.

Navegue em portais que confie, e usufrua dos links sugeridos por eles. Porém, não clique link após link sem ter lido a informação, uma vez que perderá tempo e não absolverá nenhum conhecimento.

A conscientização é a melhor arma para quem estuda via internet, logo, lembre-se de desligar comunicadores de uso pessoal, como: msn, orkut, ICQ, salas de bate-papo, skype, pois atrapalharão o seu objetivo.

Faça anotações das idéias principais do site, não copie ou plagie a informação, pois além de provavelmente possuir direitos autorais, não estará aprendendo nada a respeito do que pesquisou. A partir das anotações, redija seu texto e relei-o sempre que acrescentar novos conteúdos.

Se você gostou do site, acrescente-o na barra de ferramentas da web “favoritos”, quando clicar novamente, o endereço do site estará na relação dos endereços favoritos, então, é só clicar em cima e o provedor irá abrir na página requisitada. 
 

Você realmente conhece os perigos do fumo?

É proibido fumar, mas você sabe verdadeiramente o porquê desse aparente radicalismo? De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo

O futuro que nos espera é também assolador: para o ano de 2020, a perspectiva de mortalidade é de 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco. Segundo a OMS, o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito.

O fumo passivo, ou seja, que acomete não-fumantes expostos à inalação constante da fumaça alheia, também é um grande problema, o que nos lembra que o tabagismo não deve ser encarado meramente como uma escolha individual. Afinal, por ano, 2.655 fumantes passivos morrem das três principais doenças relacionadas ao fumo: infarto, derrame e câncer de pulmão, gerando um gasto público de pelo menos R$ 37 milhões, de acordo com um estudo realizado pela UFRJ. Para se ter uma ideia, o pneumologista da Unifesp, Fernando Sérgio Studard, explica que permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma. 
Permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma.
 E não é só isso. Os chamados fumantes ocasionais, aqueles que fumam esporadicamente, também correm riscos e podem ser classificados como dependentes. Uma nova pesquisa publicada no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine .

De acordo com os pesquisadores, mesmo que em baixos níveis, à fumaça do cigarro pode aumentar o risco futuro de doenças de pulmão, assim como câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a psicóloga Silvia Cury, o cigarro pode ser considerado uma droga de efeito psicoativo, pois produz reações no comportamento e na área emocional. "Pode haver uma necessidade cada vez maior do cigarro para a pessoa se sentir bem e a crise de abstinência em quem tenta parar pode causa dor de cabeça, insônia e aumento da ansiedade."

O fumo é o principal causador de muitas doenças pulmonares, inclusive o câncer de pulmão e está associado ainda a outros tipos de tumor e doenças cardiovasculares - essas causas, no entanto, são conhecidas de todos. O cigarro e suas variantes trazem graves consequências para a saúde de quem fuma e de quem tem que conviver com a fumaça. 

E você, será que conhece de fato as ameaças ocultas do fumo para a saúde? 

Fonte: Portal Yahoo!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Um dia no Parque das Dunas

Está chegando o final de semana e para relaxar, que tal um passeio pelo Parque das Dunas ? São mais de mil hectares de Mata Atlântica. Uma imensidão que guarda uma variedade de plantas e animais.O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país. Em tamanho só perde para a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Vista aérea da cidade com destaque para o Parque das Dunas (grande área verde próxima ao mar).

O espaço do também chamado de "Bosque dos Namorados"  é ótimo para um lanche com os amigos, prática de atividades físicas, além de possuir um amplo espaço livre para a diversão da criançada. 

Mas há também opções para os aventureiros. São três tipos de trilhas diferentes e adaptadas: para crianças, jovens e idosos, sempre acompanhados por um guia. A presença de um guarda ambiental também é obrigatória. 

A trilha intermediária que leva o nome de Peroba é a mais visitada. São 2,4 mil metros, pouco mais de uma hora e meia, ida e volta. E depois de caminhar quase uma hora na mata fechada do Parque das Dunas, as pessoas se deparam com uma paisagem das dunas que margeiam toda a via costeira de Natal. Um presente, depois de tanta caminhada.

Como chegar lá: 
Av. Alexandrino de Alencar, s/n, Tirol - 59015-350 - Natal/RN 
Tel.: 3201.3985 / 3201.4440 
Entrada no Bosque   1,00 
Bosque + Trilha    2,00 


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pilha japonesa se autocarrega

Gerador nos formatos AA e AAA é novidade criada pela Brother Industries.
 
Gerador da Brother que pode substituir pilha AA
A Brother Industries, do Japão, desenvolveu um modelo de gerador que produz energia a partir de vibração. Com formato de baterias AA e AAA, o produto se recarrega ao ser chacoalhado. O raciocínio é o seguinte: dentro dessa “pilha” existe um gerador de indução eletromagnética e um capacitor de dupla camada. Resumidamente, na prática, o dispositivo elimina a necessidade de substituir baterias, o que reduz a quantidade de lixo produzida. 

O site do fabricante afirma que o gerador poderá ser utilizado em aparelhos que consumam aproximadamente 100mW e que não usem eletricidade de maneira continua. Ou seja, as pilhas autorrecarregáveis são uma ótima alternativa para lanternas e controles remotos. 

Fonte: Eco4Planet

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O que fazer com o pó de café usado

O cafezinho é um hábito do brasileiro. Mas o que fazer com a borra que sobra no filtro? Dicas simples e criativas são alternativas para que o pó de café usado não entre, literalmente, pelo cano.

O que você faz com o pó de café usado? Muitas pessoas jogam no ralo da pia ou no lixo mesmo. Porém, existem maneiras mais ecológicas (e criativas) de se “livrar” do problema. Confira algumas delas:

A mídia falada, escrita e televisionada de Norte a Sul do Brasil tem divulgado a indicação do uso da borra do café (pó de café usado) no controle do Aedes, apoiada por estudos e pesquisas realizados pela Dra. Hermione Bicudo na UNESP.

O objetivo deste texto é explicar adequadamente à população como usar a borra de modo eficaz. Pode-se usar a borra do café nos vasos de plantas e bromélias, sem o risco de prejudicá-las – já é até empregada como adubo. Ela deve ser espalhada sobre a terra do vaso e colocada dentro do “copo” interior das bromélias, onde se acumula água da chuva e da rega. Também pode ser colocada nos pratos dos vasos (mas, sempre que possível, será melhor eliminá-los). 

A quantidade de borra depende do volume de água que se acumula nesses locais: se o prato ou a bromélia acumular mais ou menos 1 copo de água, 4 colheres (sopa) serão suficientes. O uso da borra deve ser feito na dose recomendada, porque não queremos servir um cafezinho ao Aedes - queremos intoxicá-lo. A duração do efeito da borra ainda está sendo pesquisada, por isso é recomendável usá-la 1 vez por semana.

O desenvolvimento do mosquito passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. A borra é ingerida pela larva, que se intoxica e morre; desse modo, a borra do café impede que o Aedes chegue à fase adulta, que é quando ele pica as pessoas e transmite a doença. 

Outra vantagem dessa forma alternativa de inseticida é que, não sendo tóxico, não prejudica os homens, animais e meio ambiente. 

É claro que os inseticidas tradicionais continuam a ser usados para eliminar mosquitos adultos, que se reproduzem em outros locais, dentro ou fora de nossas casas, bastando haver água parada, limpa ou suja. 

Não se pode esquecer que os ovos resistem ao dessecamento por até um ano.

Outras formas de utilização do pó de café 
 
Dicas domésticas: Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra.

Aproveite o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. Ele também é bom para lavar e clarear pias brancas.Depois da faxina, esfregue um pouco de pó de café usado nas mãos, para deixá-las claras e macias.

 
Biodesel: Cientistas da Universidade de Nevada, nos EUA, informaram que é possível fabricar óleo combustível a partir de pó de café usado. Além do baixo custo (1 dólar por galão), a queima do biodiesel de café deixa um aroma inconfundível no ar.

 
Com informações do site venha você também.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alongamento no trabalho

Na maioria das vezes o cansaço e as dores que sentimos ao final de mais um dia de trabalho nada mais é do que má postura. Ao longo do dia ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços desnecessários, que sobrecarregam a musculatura corporal.

Trabalhar horas sentadas ou em pé pode causar sensação de mal estar, pois cada um dos músculos recebe boas doses de tensão. Uma boa noite de sono tranqüilo pode ser uma ótima opção, mas nem sempre isto é possível, o que nos leva a acordar no dia seguinte com o corpo já dolorido.

Nesse momento nada mais gostoso do que poder relaxar e sentir-se bem novamente. Para isto servem os exercícios de alongamento, que ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das "rotinas de trabalho".

Os exercícios de alongamento são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, estando você em casa, no carro a caminho do trabalho, ao telefone ou mesmo durante o seu trabalho. Podem ser realizados para diminuir a tensão nervosa, quando é preciso concentração para dar o melhor de si e também antes e depois das atividades físicas.

Estes exercícios visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões.

Alongue-se
1)Espreguice esticando braços, pernas, costas, etc;
2)Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Gire depois o pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, invertendo os sentidos;
3)Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros e o pescoço tentando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente;
4)Eleve os braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício do outro lado. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita do outro lado. Faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos.
5)Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita com o outro braço;
O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:
  • Melhora a qualidade de vida, combate o estresse;
  • Tranqüiliza e relaxa, aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
  • Aumenta a auto-estima, facilita os movimentos do dia-a-dia;
  • Auxilia na reabilitação de problemas posturais, melhora o posicionamento da coluna vertebral;
  • Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
  • Ativa a circulação sanguínea, diminui dores musculares.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ANAC libera uso de celular e Internet nos voos da TAM

Na última sexta-feira (20/08) a TAM recebeu autorização da Anac para oferecer serviços de voz e dados através de telefonia móvel. Em outras palavras, a TAM agora pode permitir (e cobrar por isso) que seus passageiros utilizem seus celulares durante os vôos e que acessem Internet utilizando tanto celular quanto aqueles modens 3G.

A autorização é válida apenas para os aviões Airbus da TAM. Para conceder essa autorização, foram realizados vários testes para verificar se os celulares não iriam dar algum tipo de interferência .

A TAM ainda não disse a partir de quando o serviço estará disponível nos seus aviões. Mas já se sabe que as ligações só serão permitidas enquanto o avião estiver acima de 3.000 m de altitude. Em cada avião terá uma espécie de antena que irá permitir a utilização do serviço.

Esse tipo de serviço é muito polêmico, muitas pessoas acham a idéia excelente, mas outras pensam que é o fim da tranquilidade nos aviões. O fato é que esse serviço custa muito caro nos países onde já é oferecido e não deve ser utilizado por tantas pessoas. Não será surpresa se o valor do minuto ficar acima de R$10.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tire o sal do prato

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.

Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. "Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados", explica a nutricionista Maíra Malta, da Unesp. 

Confira abaixo alguns temperos que ajudam a manter o sal longe da comida.

Alho e Cebola: Os acompanhamentos básicos de quase todos os nossos pratos fazem muito bem a nossa saúde. "O alho, por exemplo, contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose", diz a especialista. A duplinha também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Pimentas: Não é só na Bahia que este condimento é popular. Há quem ame e quem não viva sem. Mas, o importante é saber que a pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. "Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento." 
 
Manjericão: A erva já é amiga da cozinha há muito tempo. Você provavelmente já a usou diversas vezes e seu gostinho inconfundível é o toque que falta em molhos vermelhos, tortas, saladas ou no clássico molho pesto. "O manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal."




Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante. 

Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. "Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases", ensina a nutricionista. 

Orégano: Não é só na pizza que o orégano é bem-vindo. Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato. 

Com informações do Portal Yahoo!


 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SUS divulga lista de plantas medicinais

Objetivo da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS é fomentar a produção de fitoterápicos no país.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus), composta por 71 espécies. A ideia é orientar pesquisas e estudos, com o objetivo de ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Dentre as espécies medicinais de interesse do SUS, estão algumas já usadas pela sabedoria popular e agora confirmadas cientificamente, como a alcachofra (para distúrbios de digestão), a aroeira da praia (para inflamação vaginal) e a unha-de-gato (para dores articulares). 
 
De acordo com a legislação sanitária brasileira, fitoterápicos são os medicamentos obtidos exclusivamente a partir de matérias-primas vegetais. Os fitoterápicos utilizados pelo SUS (derivados de espinheira santa, para gastrites e úlceras, e de guaco, para tosses e gripes) são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a segurança da população. 

Das 71 espécies da lista do SUS, oito já foram aprovadas e estão sendo distribuídas na rede pública de saúde: alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, guaco, isoflavona da soja e unha de gato.O Ministério da Saúde também espera que com o Programa, os Estados possam se sentir estimulados a oferecer o serviço com esse tipo de medicamento - são 12 Estados ao todo que já oferecem.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Semana da alimentação saudável começa amanhã (19) no HPPSL

Começa amanhã e se estende até a próxima segunda-feira (30) a semana sobre alimentação saudável promovida pelo Hospital Severino Lopes em parceria com o Mesa Brasil - SESI. 

Durante a campanha acontecerão palestras e oficinas sobre a temática com o objetivo de esclarecer funcionários e pacientes sobre a importância de uma boa alimentaçãoem função da melhoria da qualidade de vida.

Confira a programação completa:
Data: 18/08 (quarta-feira)
Local: Auditório do HPPSL
Horário: 15:00 Horas
Abertura da campanha com a palestra Alimentação Saudável, ministrada pela equipe do Programa Cozinha Brasil (SESI).

Data: 19/08 (quinta-feira)
Local: Auditório do HPPSL
Horário: 14:30 Horas
Palestra sobre Alimentos Funcionais, com a nutricionista Ingrid Medeiros.

Data: 20/08 (sexta-feira)
Local: Auditório do HPPSL
Horário: 10:00 Horas
Palestra Aproveitamento Integral dos Alimentos, ministrada pela equipe do Programa Cozinha Brasil (SESI).

Data: 23/08 (segunda-feira)
Local: Auditório do HPPSL
Horário: 14:30 Horas
Oficina “Construindo a pirâmide alimentar”, ministrada pela Nutricionista Denize Dantas e a Terapeuta Ocupacional Luciana Mello.

Atividade física é o melhor remédio

A prática de atividade física regular estimula o sistema imunológico e é muito importante para as pessoas de todas as idades e físicos. Estudos publicados mostram que a prática regular de exercícios aeróbicos e aumentam a resistência, melhoram a depressão, ansiedade, fadiga, convívio social e auto-estima.

Em sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana a atividade física regular, é excelente para exercitar o sistema cardiovascular. Exemplos destes exercícios são: caminhada, bicicleta, dança, ginástica localizada, natação, hidroginástica, patins, futebol, basquetebol, musculação, bicicleta ergométrica, esteira etc...

Entre essas atividades a caminhada é uma boa alternativa. Procure um local plano, sem subidas e descidas, para que possa manter um ritmo constante. É interessante andar mais depressa que ritmo habitual, mas sem correr, começando com 10 minutos e aumentando aos poucos até chegar a 30 ou 45 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

As atividades do dia a dia também podem ser consideradas ótimas atividades físicas. Descer e subir escadas ao invés do elevador, varrer e arrumar a casa, levar o cachorro para passear, ir caminhando a padaria, cuidar do jardim, descer do ônibus ou metrô uma parada antes, são alguns exemplos de como se pode aproveitar as atividades cotidianas para exercitar o corpo.

Os benefícios da atividade física proporcionam coração e pulmões funcionando melhor, músculos maiores e mais fortes, ossos mais fortes, maior coordenação e flexibilidade, maior resistência, um sistema digestivo mais ativo e eficiente, e um bem estar indescritível.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dicas e truques para tirar boas fotos

Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão.Para não errar na hora do clique, preparamos algumas dicas para você dominar sua câmera e registrar momentos inesquecíveis. 



Dicas Básicas
  • Nada de tremer: Segure sempre a câmera com as duas mãos. Para evitar fotos tremidas, prenda a respiração e aproxime os cotovelos do corpo.

  • Olhe nos olhos: Fotografe na altura dos olhos da pessoa. Ao clicar crianças, fique de joelhos para ficar na altura delas. Espelhos ao fundo? Nem pensar!

  • Aproveite a luz do sol: O horário ideal para fotografar é o mesmo do bronzeado seguro: até as 10h da manhã e após as 3h da tarde, quando a luz está lateral e suave.

  • Acerte o enquadramento

- Corpo inteiro: É uma boa opção para fotos externas, em que você quer mostrar a paisagem em relação à pessoa clicada.

- Meio corpo: Ideal para mostrar a pessoa. O corte pode ser feito na altura da cintura ou, no máximo, até os joelhos. A partir daí, a foto perde a estética.

- Gente no centro: Nem sempre isso é necessário. Muitas vezes, a foto fica mais bonita quando as pessoas estão nas extremidades

Vá mais além!
1) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. 

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto. 

2) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. 

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis. 

3) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. 

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça. 

4) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio. 






5) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera. 

6) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. 

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados. 

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta. 

7) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. A  fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser. 

"O segredo da fotografia está na tentativa e no erro", explica o fotógrafo profissional Rogério Lorenzoni, de São Paulo.


Com informações do portal Terra e do Blog Variedades.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Natal recebe 16ª edição da feira Brasil Mostra Brasil

Hoje (13), às 17 horas, a Multifeira Brasil Mostra Brasil abre as portas para o público. Preços baixos, formas facilitadas de pagamento, lançamentos e produtos inovadores são os maiores atrativos da Multifeira, que deve receber cerca de 100 mil visitantes ao longo dos dez dias do evento.

Dentre as novidades que serão apresentadas no evento, uma delas é a mochila com placas de energia solar, que fazem a conversão em eletricidade, podendo ser utilizada para recarregar notebooks e celulares. Outro produto que deve chamar a atenção dos visitantes são os aparelhos de ar-condicionado mais baratos do mercado, assim como as tradicionais tendências na área de confecções, informática, decoração e eletrônicos.

Além de facilitar as negociações de mercado, a feira também contribuirá com o aspecto social. No primeiro dia do evento, o ingresso para a Feira será um quilo de alimento não-perecível, que serão doados para as entidades de cunho filantrópico participantes, que terão stands gratuitos, como o Centro Espírita Bezerra de Menezes, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Rotary Clube e o Lions Clube. Este, por exemplo, irá oferecer atendimentos de saúde para os visitantes, como a medida da pressão arterial e testes de diabetes.

De acordo com o organizador da Feira, Wilson Martinez, o crescimento da Brasil Mostra Brasil atesta o sucesso do evento, consolidado como o maior multisetorial do Norte e Nordeste do país. Neste ano, a Feira ocupará um espaço mais amplo - 10 mil mts² - e promete movimentar a economia local, gerando emprego e renda não só para Natal, mas para todo o Rio Grande do Norte.
Só este ano, cerca de 700 profissionais foram contratados temporariamente para trabalhar nas áreas de montagem de estandes, organização e vendas.
 
Outro fator que faz que  atrai o público é a participação de cerca de 11 países no evento: Argentina, Tchecoslováquia, Índia e Egito são alguns que já confirmaram que vão expor, trazendo produtos típicos de cada região, como artesanato, moda e cristais.
Estrutura
A Brasil Mostra Brasil, vai contar com praça de alimentação com comidas típicas de vários estados, programação cultural com apresentação de artistas locais e parque de diversão infantil.

Multifeira Brasil Mostra Brasil

Data: 13 a 22 de agosto de 2010
Local: Centro de Convenções no Pavilhão das Dunas
Ingresso: R$ 4,00 na entrada
Horário: Das 16 às 23 horas
Site: www.brasilmostrabrasil.com.br

Fonte: www.brasilmostrabrasil.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Funcarte oferece minicurso sobre cultura popular

O curso será ministrado no auditório do Museu, na Ribeira.
Integrando a programação comemorativa da Semana de Expressões Populares, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) irá oferecer o “Minicurso Cultura Popular: Abordagens e Manifestações”. O curso é gratuito e será realizado entre os dias 17 e 20 de agosto, das 15h às 17h, no auditório do Museu de Cultura Popular.

Serão disponibilizadas 45 vagas. As inscrições devem ser feitas no próprio Museu, localizado na Praça Augusto Severo - Ribeira.

O curso será ministrado pelo professor José Augusto Costa Júnior graduado em Letras e História e pós-graduado em Ciências da Religião, História, Patrimônio Cultural e Turismo, Leitura e Literatura. Atualmente José Augusto exerce a função de Coordenador da Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira.

A intenção é expor as diversas manifestações da Cultura Popular do RN, por meio de aulas expositivas, exibição de vídeos, exposições artísticas e visita guiada ao acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

A programação ainda inclui o lançamento do CD e DVD "Festeiros: Tradição e Contemporaneidade", de autoria de Diana Fontes, no dia 19 de agosto, às 17h, no Largo Dom Bosco. Na ocasião haverá também apresentações de grupos folclóricos e do cantor Isaque Galvão, encerrando as comemorações alusivas ao Dia do Folclore.

Conteúdo do minicurso:

- Cultura: Conceitos e abordagens antropológica, histórica e filosófica;
- Abordagem da Escola de Frankfurt
- Cultura Erudita, Cultura de Massa, Cultura Popular;
- Folclore: Conceitos, abordagens, manifestações;
- Folclore na Europa: Considerações Gerais
- Folclore no Brasil: Considerações Gerais
- Folclore no RN: Considerações Gerais, principais manifestações;
- Literatura Popular (Cordel, romanceiro, contos, mitos, lendas), Linguagem Popular, Provérbios, Folclore infantil (Acalantos, parlendas, advinham, jogos populares e cantigas de roda)
- Danças folclóricas;
- Folguedos;
- Teatro Popular;
- Religiosidade Popular;
- Museu e Folclore;
- visita guiada ao acervo do Museu Djalma Maranhão.

Com infomações do Portal Nominuto.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sete estados brasileiros atingem os ODM contra a pobreza

Dos 27 estados brasileiros, sete conseguiram reduzir pelo menos à metade a proporção da população com renda familiar inferior a R$ 255 (meio salário mínimo) entre 1991 e 2008, meta estabelecida pelo primeiro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujos cumprimentos são previstos até 2015, revelou o coordenador do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), Alby Rocha.
Brasil ainda precisa avançar bastante para atingir o ODM  /Foto: camiladomingues

Das sete unidades federativas, seis estão situadas no eixo Sul-Sudeste: Santa Catarina lidera os avanços, com 67%, seguido de Paraná (60%), Rio Grande do Sul (54%), Minas Gerais (53%), Espírito Santo (51%) e Rio de Janeiro (50%). Goiás é o único de outra região (Centro-Oeste) a alcançar o objetivo nº 1, com progresso de 53%.

Se Santa Catarina foi o estado que apresentou melhor resultado, Roraima seguiu a direção inversa, com queda de apenas 4% no indicador de pobreza no período analisado. Em compensação, é o que apresenta o menor número de pobres no Brasil: 160 mil. Na região Norte, o Tocantins ficou perto de alcançar a meta, com avanço de 46% no objetivo 1.

Com exceção do Distrito Federal (25%), as outras três unidades federativas do Centro-Oeste fizeram progresso considerável. Goiás ultrapassou a meta, enquanto Mato Grosso (49%) e Mato Grosso do Sul (48%) quase chegaram lá. Por outro lado, o DF é o que menos possui pessoas sob a linha de pobreza na região, com 465 mil.

Já o Nordeste continua apresentando os menores avanços do país. O estado que mais se aproximou da meta 1 foi o Rio Grande do Norte (39%), enquanto Alagoas foi o mais distante. Em todas as unidades federativas nordestinas, cerca de metade da população se encontra abaixo da linha de pobreza, indicam os dados das sínteses estaduais da região, quando confrontados com estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007.

Com informações do Portal ODM

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cinema HPPSL exibe Chico Xavier - O filme

Esta semana o setor de lazer e qualidade de vida do Hospital Severino Lopes exibe o filme Chico Xavier. A sessão de cinema acontece sexta (13) a partir das 14h30 no auditório do hospital.

O filme

Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fênomeno? Fraude? Os Espiritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante. 

Curiosidades
 
  • Baseado em um livro escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, publicado no ano de 2003, é considerado como uma das melhores biografias do médium mineiro Francisco Cândido Xavier.
  • Chico Xavier bateu o recorde nacional de filme brasileiro em um final de semana, levando aos cinemas mais de 590 mil pessoas. A estréia bateu a marca de Se eu fosse você 2, do mesmo diretor e que na época havia levado 570 mil pessoas aos cinemas do país.
 

Sessão de Cinema
Chico Xavier - O filme
Dia: Sexta -feira, 13
Hora: 14h30
Local: Auditório HPPSL

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol

Temido por muita gente e sempre associado a enfartes, o colesterol também é uma substância necessária ao nosso organismo. É que ele ajuda na síntese de estrogênio, androgênio e progesterona (hormônios responsáveis pelas características sexuais), vitamina D, ácido biliar, etc.

Então, como não podemos brincar com a saúde, seguem algumas questões que você tem que saber! 

Frituras e doces são os maiores responsáveis pelo alto índice de colesterol


O que é o colesterol?

Quimicamente, o colesterol é um álcool, mas ele só consegue circular pelo corpo grudado em moléculas chamadas lipoproteínas, que podem ser de dois tipos: LDL, o famoso mau colesterol, que tem baixos níveis proteicos, e o HDL, com grande quantidade de proteína, é conhecido como bom colesterol por ser responsável por eliminar o excesso de LDL do sangue. Os alimentos ricos em gordura saturada (carne vermelha, queijos amarelos, ovos, doces e frituras) são os maiores responsáveis por altos índices de colesterol. 
"O colesterol também é uma substância necessária ao nosso organismo".
Por que provoca doenças?
Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes das artérias, o que faz com que elas fiquem estreitas e o fluxo sanguíneo para o coração seja bloqueado ou reduzido. O sangue é responsável por carregar oxigênio para o coração e, se uma quantidade suficiente não consegue chegar lá, você pode ter dores no peito. Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for totalmente bloqueado, a consequência é um enfarte.

Colesterol alto provoca sintomas?

O colesterol alto por si só não acarreta nenhum sintoma. Por isso, muitas pessoas nem imaginam que estão com esse problema. Portanto, é preciso descobrir qual o nível do seu colesterol consultando um médico e fazendo exames de sangue periódicos. Se estiver alto, baixá-lo é essencial, pois reduzirá o risco de desenvolver uma doença do coração. O índice ideal de colesterol total é de até 200 mg/dl, sendo que o LDL precisa ser menor do que 160 e o HDL acima de 40 para homens e 50 para as mulheres. Esse valor é padrão para adultos saudáveis e, se você tem diabetes ou possui mais de dois fatores de risco (fumante, hipertenso, obeso ou tem histórico familiar), só o médico poderá lhe dizer qual é o seu índice ideal. 
"Carne vermelha, queijos amarelos, ovos, doces e frituras são os maiores responsáveis por altos índices de colesterol".
Qual é o tratamento?
O principal objetivo é baixar o nível de LDL e elevar o HDL. Para diminuir o colesterol, o mais importante é ter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente e manter o peso ideal. Algumas pessoas podem também precisar de medicação. Nesse caso, as estatinas ainda são a melhor pedida. Elas bloqueiam a síntese de colesterol no fígado e, com isso, disparam a demanda dessa substância. O resultado é um aumento dos receptores de LDL, que acabam tirando o colesterol ruim de circulação. Mas esse é só um exemplo de medicação, existem outros tipos que somente o seu médico saberá indicar, ok?

Tem como prevenir?
Claro que sim. Essa é a melhor forma de manter longe esse inimigo das artérias. Pra isso, é preciso: 


- Ter uma vida mais ativa, principalmente fazendo exercícios aeróbicos. Procure seu médico e em seguida um professor de educação física.

- Não fumar. Tente parar logo se for o seu caso, pois o cigarro lesa as paredes dos vasos.

- Manter o peso dentro da faixa ideal. Fazer avaliações físicas é uma ótima pedida.

- Dar preferência às margarinas com fitosterol, que reduzem pra valer a absorção do colesterol ruim.

- Reduzir o consumo de carne vermelha. Que tal substituí-la por peito de frango ou peixe?

- Preferir os queijos brancos em vez dos amarelos. 

Alguns alimentos são, comprovadamente, benéficos para ajudar no equilíbrio dos índices do colesterol. Confira a seguir:

Aveia
: pelo fato de conter fibras solúveis, ela ajuda a tirar o colesterol de circulação, eliminando-o pelas fezes. 

Soja: a proteína dela faz os receptores do fígado atraírem a gordura e as isoflavonas combatem a formação da placa. Os fitosteróis competem com o colesterol, diminuindo sua absorção.

Antioxidantes: encontrados nas frutas e verduras ricas em vitaminas C, E e betacaroteno (como laranja, manga, mamão, beterraba, etc), eles impedem a oxidação do LDL.
 

Gorduras do bem: conhecidas como mono e poli-insaturadas. As mono reduzem o colesterol total sem alterar o HDL e são encontradas em oleaginosas, azeitona e abacate. As poli diminuem a produção do colesterol e estão presentes em nos óleos vegetais. 


Quando o assunto é o colesterol, o que vale é ter atenção desde sempre. Muitas pessoas só se ligam nisso depois dos 40 anos, quando já pode ser tarde. Ter uma rotina saudável, consultar sempre o médico e abandonar o cigarro são essências na luta contra o colesterol, não se esqueça!

Fonte: Site Yahoo!

Postagens populares